Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal

Estudantes participam de julgamento simulado em Petrolina

15/12/2017 às 17:20:00

Nesta sexta-feira (15), a Subseção Judiciária de Petrolina realizou a última etapa do projeto “A Comunidade Escolar na Justiça Federal”. Alunos da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida realizaram um julgamento colegiado simulado, no qual atuaram como membros do sistema de justiça, representando os papeis de juízes, promotores, advogados e servidores. A ação foi aberta ao público, contando com a presença de pais, professores, servidores da Justiça Federal e magistrados da Justiça Estadual.

 

Além de ensinar de maneira prática sobre como funciona o poder judiciário brasileiro, o júri ainda utilizou um tema que contribui para a formação cultural e literária dos estudantes. Inspirado pela obra “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, o julgamento tratou sobre a concessão de benefício assistencial (LOAS) ao protagonista da história, Fabiano. Ao final, por 4 votos a 2, decidiu-se pelo deferimento do benefício.

O objetivo do projeto é aproximar a comunidade, em especial crianças e adolescentes, da Justiça Federal, promovendo o conhecimento sobre o papel da instituição, o desenvolvimento da oratória, o gosto pela leitura e argumentação, além de despertar na juventude o interesse em ingressar em carreiras jurídicas.

Segundo o autor do projeto e diretor da Subseção de Petrolina, o Juiz Federal Arthur Napoleão Teixeira Filho, “é com grande alegria que encerramos a terceira edição desse projeto, em que podemos despertar o senso de justiça nas crianças e adolescentes da cidade de Petrolina; parabenizo, ainda, os alunos da escola Nossa Senhora Aparecida pelo comprometimento e excelente desempenho”.

No mês de novembro aconteceu a primeira parte da ação, quando os estudantes, com idade entre 12 e 14 anos, estiveram na sede da subseção. Eles conheceram as instalações e puderam aprender um pouco sobre o cotidiano do trabalho da Justiça Federal por meio de palestras.


Autor: Assessoria de Comunicação JFPE

Pin It

 Imprimir 

Top