Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal

REJUFE lança Comissão de Mulheres

25/04/2018 às 16:35:00

A Associação dos Juízes Federais da 5ª Região – REJUFE, realizou na manhã desta terça-feira (24/04), em sua sede no prédio da Justiça Federal em Pernambuco (JFPE), o lançamento da Comissão "REJUFE Mulheres”. A solenidade contou com a participação de 17 de juízes e juízas federais.

O objetivo da Comissão é fornecer subsídios para a atuação da Diretoria da REJUFE no que diz respeito à participação das mulheres no Poder Judiciário. Para tanto, serão realizadas ações como campanhas de divulgação externa e interna acerca da necessidade da presença de mulheres em Tribunais e posições relevantes da magistratura e divulgação do trabalho das juízas; realização de ações voltadas a implementar maior segurança das magistradas, especialmente as que estão lotadas no interior, entre outras.

Para a coordenação e vice-coordenação da Comissão foram designadas as associadas Madja de Souza Moura Florêncio e Camila Monteiro Pullin Milan, respectivamente. O novo comitê contará ainda com as associadas Adriana Carneiro da Cunha Monteiro Nóbrega, Adriana Franco Melo Machado, Elise Avesque Frota, Marília Ivo Neves, Polyana Falcão Brito e Sophia Nóbrega Câmara Lima.

A coordenadora da Comissão, juíza federal Madja Moura, ressaltou o desafio de trabalhar a questão da representatividade de gênero no poder Judiciário Federal, em especial, na 5ª Região, e apresentou números que mostram a participação feminina no âmbito do TRF5.  “Hoje as mulheres representam apenas 26,2% dos magistrados federais de 1º grau. Este número é um pouco menor na nossa Região: somos 23,7% de mulheres. Em nosso TRF não há, atualmente, nenhuma representante do gênero feminino no cargo de desembargador”, demonstrou a magistrada, que concluiu: “Com a colaboração de todos, homens e mulheres, mediante um diálogo conciliador, é possível mudar este cenário, fazendo refletir dentro da nossa casa, o judiciário, a igualdade que tanto buscamos concretizar em nossa sociedade”.

De acordo com o presidente da REJUFE, o Juiz Federal Claudio Kitner, que presidiu a sessão de instituição da REJUFE Mulheres, essa é uma medida extremamente relevante. “É o marco inicial para adoção de ações que busquem conferir maior ocupação pelas mulheres de cargos decisórios no âmbito da Justiça Federal, reconhecendo que, ao mesmo tempo em que tem havido um crescente incremento no número de magistradas federais ingressas na carreira, não tem havido a correspondente nomeação delas em cargos administrativos de visibilidade”, afirmou.

 


Autor: Assessoria de Comunicação JFPE

Pin It

 Imprimir 







Top