Tentativa de golpe envolvendo a Justiça Federal em Pernambuco (JFPE)

A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) alerta que criminosos estão usando o nome da 4ª Vara Federal desta Seção judiciária de Pernambuco, com sede em Recife/PE, para promoverem possíveis golpes, por meio de ligações telefônicas, nas quais afirmam para as vítimas que a energia elétrica de seu imóvel será cortada por ordem judicial.

Os criminosos atuam, inclusive ligando para empresas, como restaurantes, já que não podem de qualquer forma ficar sem energia elétrica, informando sobre o corte que será feito, salvo se houver um depósito.

Além disso, fornecem número de telefone como se pertencente à 4ª Vara Federal, que na verdade são atendidos por comparsas, caso a vítima queira confirmar as informações.

Por fim, informam o número de conta bancária para depósito e concedem um prazo exíguo para serem realizados, antes que o "relógio" da Celpe seja removido.

A 4ª Vara Federal de Recife/PE esclarece que tem competência exclusivamente criminal, não trata de cortes de energia, e as ligações telefônicas do teor acima referidos não partiram da referida Vara.

Ademais, informa que em geral só faz ligações telefônicas diretamente à parte, por meio de seus Oficiais de Justiça, quando estes estão com mandados para cumprir, sendo que nesse caso sempre encaminham por whatsapp ou e-mail a cópia do mandado assinado, para que o interessado possa confirmar junto à 4ª Vara Federal, se o quiser, por meio do telefone disponibilizado no próprio sítio da Justiça Federal na internet (www.jfpe.jus.br).

Nunca, porém, são feitas ligações para se solicitar qualquer tipo de depósito em dinheiro.

>Informa, ainda, que já acionou a Polícia Federal, para investigação do caso, com o fim de serem localizado e responsabilizados todos os envolvidos

A orientação é para quem receber ligações do tipo procurar a polícia.