Biblioteca - Serviços



Empréstimo

Domiciliar - exclusivo aos magistrados, servidores ativos e estagiários vinculados à seccional;
Entre bibliotecas - para obtenção de publicações não disponíveis no acervo da biblioteca.

Normalização Bibliográfica

A Biblioteca dispõe de um serviço de orientação e revisão, feito pelo bibliotecário, no uso das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) de referências bibliográficas (NBR 6023, 2002.) e citações ( NBR 10520, 2002) para auxiliar os trabalhos técnicos científicos

Pesquisa Bibliográfica

Levantamento de um determinado tema, processado em bases de dados nacionais e internacionais que contêm artigos de revistas, livros, teses e outros documentos. Como resultado obtém-se uma lista com as referências e resumos dos documentos que foram localizados nas bases de dados.

Localização de documentos em outras bibliotecas

Serviço de localização de livros, periódicos e outros documentos em bases de dados e fontes de informação com o objetivo de atender ao usuário.

Disseminação da Informação

Divulgação contínua e regular dos documentos recebidos pela Biblioteca, através de exposição das novas aquisições de livros e periódicos.

Atendimento por Telefone

Responde a perguntas e esclarece dúvidas dos usuários.

Serviços Abertos à Comunidade
  • Consulta Local:
    Consiste na utilização de publicações do acervo dentro das dependências da biblioteca. Os usuários têm acesso direto às estantes, livres para manusear livros, periódicos e as obras de referência, e outros materiais disponíveis. Destina-se a qualquer pessoa da comunidade interna e/ou externa da Justiça Federal.

  • Espaço Pesquisa:
    Computadores disponíveis para pesquisa, mediante agendamento prévio. É vedada a utilização de chats, salas de bate papos e de sites com conteúdo inadequado aos objetivos da Justiça Federal. O resultado das pesquisas realizadas deve ser salvo em Pendrive, pois não é permitida a impressão no Setor.

  • Cabines para estudo e salão para leitura:
    As cabines são individuais e coletivas, destinadas ao estudo pelos usuários. O salão conta com sofá e mesas para quatro pessoas e é destinado à leitura.

  • Disponibilização de Jornal Local:
    Disponibiliza Jornal local para leitura diária.
Reprografia

Serviço de fotocópia de documentos pertencentes ao acervo da Biblioteca. Quando o usuário desejar cópias reprográficas lhe será facultado providenciar observando as normas legais sobre Direitos Autorais (lei nº 9.610,  de 19/02/1998).

Intercâmbio entre bibliotecas

Permuta e doações de publicações entre bibliotecas.

Círculo de Leitura

Em parceria com o Comitê de Qualidade de Vida deste Fórum, foi realizada  uma campanha visando à obtenção para o acervo da Biblioteca, através de doações, de livros que compõem a literatura nacional e estrangeira, tais como romances, contos, crônicas, poesias, diversificando o acervo e incentivando o hábito da leitura como lazer entre magistrados e servidores. Através desta parceria pretendemos mostrar que podemos aliar cultura, saúde e bem estar no ambiente de trabalho. A Biblioteca, informa que a doação dos referidos livros será de forma contínua, para que a campanha se torne um Projeto concreto. A idéia é provocar uma grande ciranda do conhecimento onde “ter livros” é substituído por “ler livros” e para isto sua participação é fundamental.