Biblioteca - Histórico



Histórico

       A Biblioteca da Justiça Federal, iniciou suas atividades em 1986, no prédio situado à Av. Dantas Barreto, Bairro de São José. A partir do ano de 1994, suas instalações foram transferidas para o Palácio Frei Caneca, sede anterior do Tribunal Regional Federal- 5ª Região, permanecendo neste local até o inicio de 1996, quando se instalou na sua atual sede, Fórum Ministro Arthur Marinho.

       Através da Portaria nº. 42-DF, de 06 de fevereiro de 1996, passou a denominar-se Biblioteca Petrônio Maranhão Gomes de Sá, em homenagem ao Juiz Federal maranhense, que atuou nesta seccional no período de 1991-1994.

       Subordinada a Secretaria Administrativa, tem como objetivo básico proporcionar suporte informacional às atividades desenvolvidas nesta seccional.

       Seu acervo bibliográfico é composto de livros, periódicos, obras de referência, folhetos e é voltada para área jurídica.

        Em junho de 1997, teve inicio o processo de informatização da Biblioteca, adotando-se a base de dados SABIA (Sistema de Apoio Bibliotecário Automatizado) com o objetivo de otimizar e agilizar a pesquisa e empréstimo do material bibliográfico disponível na Biblioteca. Em novembro de 1997 o sistema, foi disponibilizado aos usuários em rede, não só para a consulta ao acervo, mas também para empréstimo, inserindo, assim, a Biblioteca no mundo virtual.

       No ano de 2005, com a chegada do Diretor do Foro Juiz Federal Frederico José Pinto de Azevedo, graças à sua sensibilidade e visão macro, a Biblioteca iniciou-o projeto de Memória Institucional responsável pela preservação e disseminação da história da JFPE. Concomitantemente com a criação do Espaço Memória físico, foi desenvolvido o Espaço de Memória virtual, para torná-lo fonte sempre atualizada das informações sobre a história da Instituição.

        Em 2008, dando continuidade a informatização, o Software Thesaurus foi instalado possibilitando a pesquisa através da Internet, criando uma maior integração e agilização na prestação de serviços entre as diversas bibliotecas que compõem a Justiça Federal em todo o território nacional.

        Atualmente está em uso o software Pergamum, que foi instalado em outubro de 2015 e funciona de forma integrada com as bibliotecas a seguir: Conselho da Justiça Federal (CJF), TRF5, Seções Judiciárias e a Subseção de Petrolina, bem como o TRF3, Seções Judiciárias e as Subseções de Campinas e Ribeirão Preto.

        Em abril de 2016, a Biblioteca da JFPE recebeu doação de 2.693 livros, feita pelo Juiz Federal da 21ª Vara Francisco Antônio de Barros e Silva Neto. A relação dos livros dessa coleção está disponível para consulta na intranet.

        Localizada no 3º andar do edifício anexo deste Fórum, funciona como Centro de Documentação e Informação Jurídica e tem como objetivo, facilitar o acesso a fontes de informações relevantes, de forma precisa e eficaz. Tem como público-alvo juízes, servidores da Justiça Federal em Pernambuco e comunidade jurídica em geral.

Responsável: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.