Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal

JFPE decreta, além de outras medidas, a prisão temporária de grupo suspeito de tráfico internacional e lavagem de ativos, no âmbito da Operação Estatueta

23/06/2020 às 18:40:00

 

A 13ª Vara Federal de Pernambuco autorizou a deflagração da “Operação Estatueta”, que apura suposta organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas e à lavagem de dinheiro, requerida pelo Departamento de Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.

A investigação teria revelado que uma grande quantidade de cocaína estaria sendo adquirida em país produtor vizinho (Bolívia e/ou Venezuela) para fins de remessa à Europa.

A droga seria fracionada e escondida dentro de estatuetas com a figura de Buda e objetos diversos, seguindo para o exterior com a ajuda de "mulas". A investigação apontou, ainda, relevantes indícios da lavagem do capital proveniente do tráfico.

Foram cumpridos, na manhã de hoje, 10 mandados de prisão temporária e mais de 20 mandados de busca e apreensão nos endereços residenciais e comerciais dos investigados, situados no grande Recife e em outros entes federativos.

Foram autorizadas, também, medidas de sequestro de bens, bloqueio de ativos e afastamento dos sigilos fiscal e bancário.

As aludidas cautelares têm por objetivo desarticular o pretenso grupo delituoso, localizar e apreender vestígios complementares dos crimes sob exame, além de coibir a prática de tais ilícitos com efeitos extremamente prejudiciais à sociedade e repercussão em diversas unidades da federação e em outros países.


Autor: Assessoria de Comunicação JFPE/ Foto: Polícia Federal

Pin It

 Imprimir 

Top
×