JFPE
Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal

Justiça Federal visita escolas estaduais

08/06/2018 às 18:25:00

Nesta quinta-feira (7), o diretor do Foro da JFPE, juiz federal Frederico José Pinto de Azevedo, esteve na Escola Estadual Brigadeiro Eduardo Gomes onde realizou uma palestra para aproximadamente 100 estudantes do 9º ano do ensino fundamental. A visita teve como objetivo apresentar aos estudantes e professores o I Concurso de Produção Textual realizado pela JFPE e TRF5, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, que traz como tema “O papel da Justiça Federal na promoção da cidadania”.

 

Durante a apresentação, o magistrado explicou a organização e as atribuições da Justiça Federal por meio de exemplos práticos e situações reais solucionadas pelos juízes federais, como processos envolvendo INSS, Ibama, Correios e Caixa Econômica Federal. Ao final, os alunos puderam participar e fazer perguntas referentes à Justiça e regras do concurso.

 

Para Maria Eduarda Souza, 16 anos, os casos citados pelo juiz foram importantes para o entendimento do assunto. “Gostei muito da palestra. Entendi o que faz a Justiça Federal e vou pesquisar mais sobre o tema. Quero até ser policial federal”, revelou a estudante. Já Miguel Luiz de Oliveira, 14 anos, comentou que sempre se interessou pelos assuntos que envolvem a Justiça e que a apresentação trouxe novos conhecimentos.

Durante o mês de junho ainda estão programadas visitações em outras escolas da Rede Estadual de Ensino localizadas no Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, municípios que participam do concurso. Destinado a estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais, os participantes deverão elaborar Carta Argumentativa sobre o tema e remeter à Gerência de Programas e Projetos Especiais (GERPE), da Secretaria de Educação do Estado, até o dia 14 de junho. Cada escola poderá inscrever apenas um trabalho. Para realizar a inscrição, as escolas deverão acessar o Edital, a Ficha de Inscrição e o Formulário de Redação, que estão disponíveis no portal da Secretaria de Educação do Estado.

Serão premiados estudantes e respectivos professores orientadores, nas três primeiras colocações. No entanto, os classificados até a décima-primeira colocação também receberão prêmios. 


Autor: Assessoria de Comunicação JFPE

Pin It

 Imprimir 







Top