JFPE
Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal

Escola no Cabo de Santo Agostinho recebe magistrados

13/06/2018 às 15:25:00

Cerca de 400 estudantes e professores da Escola Estadual Maria Eugênia Lopes Gomes, localizada no Cabo de santo Agostinho, receberam, na manhã desta terça-feira (12), a visita dos magistrados federais Ethel Francisco Ribeiro e Rodrigo Vasconcelos Coelho de Araújo, titulares da 34ª e 35ª Varas, sediadas no mesmo município.

O encontro fez parte do plano de divulgação do I Concurso de Produção Textual da Justiça Federal, que traz como tema O papel da Justiça Federal na Promoção da Cidadania. O concurso vai premiar estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas da rede estadual do Recife, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes.  Durante a apresentação, os juízes explicaram, com exemplos do dia a dia, o conceito de cidadania, os direitos e deveres dos cidadãos e a atuação da Justiça Federal em situações da sua competência, como resolução de conflitos ligados à aposentadoria e venda de animais silvestres. A magistrada Ethel Ribeiro também explicou aos estudantes as regras do concurso e premiações.

As alunas do 7º ano Giovanna Manuella, 13 anos, e Rhayssa Kezia, 12, assistiram juntas à apresentação e se interessaram pelo tema. “É sempre bom conhecer coisas diferentes, hoje me interessei muito sobre cidadania”, declarou Giovanna. Já Rhayssa lembrou a importância da preservação dos animais silvestres. “Aprendi que não podem ser vendidos”, destacou.

Ainda estão programadas visitações em outras escolas da Rede Estadual de Ensino localizadas nos municípios que participam do concurso. De acordo com o regulamento da competição, participantes deverão elaborar Carta Argumentativa sobre o tema e remeter à Gerência de Programas e Projetos Especiais (GERPE), da Secretaria de Educação do Estado. Cada escola poderá inscrever apenas um trabalho. Para realizar a inscrição, as escolas deverão acessar o Edital, a Ficha de Inscrição e o Formulário de Redação, que estão disponíveis no portal da Secretaria de Educação do Estado.

Serão premiados estudantes e respectivos professores orientadores, nas três primeiras colocações. No entanto, os classificados até a décima-primeira colocação também receberão prêmios.


Autor: Assessoria de Comunicação JFPE

Pin It

 Imprimir 







Top