Portal JFPE - Imprensa
Aumentar a letra Diminuir a letra Contraste Voltar ao Normal

Seção de Treinamento promove palestra sobre “Primeiros Socorros e Plano de Evacuação”
Últimas atualizações: 18/09/2023 às 14:50
palestra sendo realizada no auditório do treinamento

Promovida pela Seção de Treinamento e Desenvolvimento, a palestra educativa intitulada “Noções Básicas de Primeiros Socorros e Plano de Evacuação” foi ministrada no último dia 13, para servidores da Justiça Federal em Pernambuco. O sargento bombeiro militar Júlio Sérgio foi o responsável pela capacitação e falou sobre temas como controle de hemorragias, desengasgo, afogamentos e acidentes domésticos. 

Os participantes assistiram vídeos e escutaram relatos sobre acidentes, aprendendo como atuar no caso de presenciarem alguma emergência. “A primeira atitude é alarmar, chamar alguém para ajudar, nem que seja gritando ‘Socorro’ ou pedindo para alguém ligar para os bombeiros ou para o SAMU. A segunda atitude é cuidar do ambiente, pois aquele cenário pode tornar você uma segunda vítima. Um exemplo é em caso de atropelamento, deve-se isolar o local antes de iniciar a ajuda para evitar que novos atropelamentos ocorram.  Em seguida você avalia a vítima, observa se ela está sangrando, respirando, olha o pulso. Enquanto você presta os primeiros socorros, a ajuda chega”, esclarece. Ainda no encontro, Julio ensinou como fazer massagem cardíaca e como atuar em caso de engasgo e epilepsia em adultos e em bebês. 

“A importância de uma palestra sobre primeiros socorros é ter uma visão ampla do local onde estamos, seja em casa, no trabalho, na rua. Ter noções básicas para ajudar alguém, mesmo sem ter a especialidade na área, é importante para saber o que fazer até chegar a ajuda”, explica a supervisora da Central de Mandados (CEMAN), Clecia Leal.

EMERGÊNCIA - Em caso de emergência, inclusive em caso de violência doméstica contra a mulher, qualquer pessoa pode e deve ligar para os Bombeiros no 193 ou para o SAMU no 192. A orientação do Corpo dos Bombeiros é que, no caso de não saber para onde ligar, entrar em contato com os dois órgãos e então eles decidem qual prestará socorro.



Por: Assessoria de Comunicação - JFPE

Mapa do site