Portal JFPE - Imprensa
Aumentar a letra Diminuir a letra Contraste Voltar ao Normal

Grupo de Apoio e Assistência às Magistradas e Servidoras da JFPE participa de ações de combate à violência contra mulheres
Últimas atualizações: 04/07/2024 às 11:35
Duas fotos nas quais a magistrada participa de evento e visita institucional à Defensoria Estadual

 À frente do Grupo de Apoio e Assistência às Magistradas e Servidoras da JFPE (GAMS), a juíza federal Ivana Mafra vem empenhando esforços para implantação de ações em prol do combate à violência contra mulheres.

Na última segunda-feira (1º/07), o GMAS esteve representado pela magistrada na “Roda de Conversa sobre Violência Doméstica Contra Magistradas e Servidoras”. O encontro, promovido pela Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe) e a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (Ejud-6), aconteceu no auditório da Esmafe e reuniu magistradas federais e estaduais, além representantes da Defensoria Pública, da Polícia Civil e da advocacia para tratar do assunto da violência contra mulheres, em especial magistradas e servidoras, no âmbito da Justiça.  A abertura do evento ficou por conta da desembargadora federal do TRF5, Cibele Benevides.

A juíza federal Ivana Mafra participou da mesa de debates, juntamente com as magistradas do TRT6, Adriana Satou; e do TJPE, Ana Mota; a defensora pública estadual Débora Andrade; a diretora de Enfrentamento da Violência de Gênero da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Élida Rodrigues;  a diretora do Departamento de Proteção à Mulher de Pernambuco, Fabiana Leandro; a presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Luciana Conforti; e a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/PE, Roberta Souza.

As debatedoras conversaram sobre temas como programas de prevenção e atendimento às vítimas de violência contra a mulher; o medo que as vítimas têm de se expor; os vários tipos de violência; a importância de uma rede de acolhimento das vítimas; além da troca de experiências e sugestão de possíveis soluções para a questão da violência de gênero envolvendo magistradas e servidoras.

“O evento foi uma conversa informal e serviu para conhecer como cada órgão lida com o tema da violência contra a mulher. Construímos pontes para a realização de um trabalho em conjunto, principalmente com os órgãos estaduais. Graças ao encontro, já estamos pensando em uma programação bem didática para servidoras e servidores da JFPE para o mês de agosto, durante a campanha Agosto Lilás”, considerou a magistrada.

No mês de junho, a presidente do GAMS da JFPE realizou uma visita institucional à defensora pública estadual e coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica (Nudem), Débora Andrade. Na ocasião, a magistrada federal conheceu a estrutura da Defensoria Estadual para acolhimento de mulheres vítimas de violência e o trabalho realizado pelo Núcleo. “A Defensoria Estadual conta com um espaço acolhedor e uma equipe feminina de profissionais para dar assistência às mulheres que chegam e relatam que foram vítimas de qualquer tipo de violência, não apenas doméstica. O critério da renda, adotado para atuação das Defensorias, também não é questionado para o atendimento às mulheres vítimas de violência. É um local seguro, com estrutura completa, para onde podemos encaminhar nossas servidoras ou magistradas, caso seja necessário, ” explicou.



Por: Assessoria de Comunicação Social JFPE

Mapa do site