Portal JFPE - Imprensa
Aumentar a letra Diminuir a letra Contraste Voltar ao Normal

Capacitação sobre Linguagem Simples e Visual Law traz o tema para o Judiciário Federal
Últimas atualizações: 22/08/2024 às 11:45
Foto com fundo verde, mostra pessoas participando de uma aula virtual

Ministrado nos dias 07, 09, 14 e 16 de agosto, o curso de “Linguagem Simples e Visual Law” teve como objetivo trazer mais acessibilidade e transparência na comunicação textual da instituição, reforçando a importância que o tema possui para a Justiça Federal em Pernambuco (JFPE). Os servidores Marcia Ditzel Goulart e José Fernando Barros e Silva foram os facilitadores do estudo, que segue Recomendação nº 144, de 25 de agosto de 2023, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

O curso focou na importância de conhecer o público com quem se fala e ensinou como evitar tons burocráticos e formais em comunicações relacionadas ao Judiciário, destacando que a escrita vai além de utilizar o “jurisdiquês” em um texto. “Precisamos parar de escrever para nós mesmos”, ressaltou Márcia Goulart, uma das facilitadoras do curso. 

O principal foco foi entender que “a linguagem simples não envolve coloquialismo, trata-se de uma ciência amparada pela ergonomia da informação e pela psicolinguística, e se faz interessante para todas as pessoas. Ela é uma causa social”, destacou José Fernando Barros e Silva, facilitador do curso.

Entre os ensinamentos abordados, a aula “Descomplicando a Comunicação”, apresentou as diretrizes de Linguagem Simples elaboradas pela jornalista Heloísa Fischer, em 2016. Os instrutores falaram sobre a importância de se utilizar frases curtas, voz ativa e a ordem direta na intenção de reduzir o esforço cognitivo de quem lê bem como minimizar as ambiguidades na escrita. Foram destacadas, ainda, as diversas leis que recomendam a utilização de linguagem simples no serviço público, como a Lei Brasileira de Inclusão, a Lei dos Direitos do Usuário do Serviço Público, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a Política Nacional de Linguagem Simples. 

Para o servidor Rômulo Bezerra, "participar do curso foi extremamente enriquecedor. O estudo vai otimizar minha contribuição no dia a dia, facilitando a comunicação e promovendo um serviço jurisdicional mais eficiente e inclusivo".

Finalizando o estudo, foram realizadas oficinas onde os servidores, separados em grupos de salas virtuais, reescreveram documentos e textos técnicos utilizados no Judiciário, a fim de transformá-los por meio da linguagem simples.



Por: Assessoria de Comunicação - JFPE

Mapa do site