A Subseção de Caruaru, segunda maior da Seção Judiciária de Pernambuco, tem aberto as portas para grupos de estudantes e professores de Direito de faculdades localizadas na região. Nos últimos dias 10, 11, 12 e 20 de setembro, a Subseção recebeu cerca de 100 alunos de Direito das faculdades Unifavip (Centro Universitário do Vale do Ipojuca) e Uninassau.
Para os grupos de alunos de diferentes períodos, as visitas guiadas pelo juiz federal diretor da Subseção, José Moreira da Silva Neto, são uma oportunidade para conhecer de perto o funcionamento da Justiça Federal, suas competências, realização de audiências e o trabalho dos magistrados e servidores da Subseção composta por quatro varas federais, além do setor de apoio administrativo.
"A Justiça Federal se aproxima cada vez mais, em nossa região, da população. Explicando seu funcionamento, suas competências, os sistemas virtuais, de modo que todos verifiquem a sua importância. Não poderia ser diferente com os estudantes de Direito. Com uma saudável parceria entre a nossa Subseção e as instituições de ensino superior do curso de Direito em nossa cidade, abrimos mais uma vez as portas para que um grande público, mais de 100 alunos, pudesse nos conhecer melhor, tirando suas dúvidas e conhecendo melhor o nosso funcionamento”, destaca o magistrado José Moreira Neto.
Para a professora e coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas Uninassau Caruaru, Clarice Marabuco Sampaio, a experiência foi extremamente enriquecedora para os alunos, proporcionando uma visão prática do funcionamento do Judiciário e contribuindo diretamente para a formação deles. “Momentos como esse são essenciais para que os estudantes compreendam a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula no exercício profissional. Além disso, os alunos puderam compreender a competência da Justiça Federal, especialmente considerando a relevância da Subsecção para a região em que vivemos. Fomos extremamente bem recebidos pelo juiz federal doutor José Moreira Neto, o que engrandeceu ainda mais a experiência”.
Já o aluno do 10º período de Direito, Numeriano Júnior, falou sobre o sonho profissional e a importância da visita para a motivação. “No meu caso, aos 42 anos, decidi finalmente dar início à realização de um sonho de infância: tornar-me Juiz Federal. Durante a visita à Justiça Federal de Caruaru, organizada pela Professora Daniele Medeiros, no âmbito do Estágio em Direito Público da UNIFAVIP, tivemos a honra e o privilégio de conhecer o doutor José Neto, Juiz Federal. Pudemos observar de perto suas atribuições, o funcionamento dos sistemas utilizados e um pouco da rotina de ser juiz. A acolhida calorosa de todos os profissionais, desde o porteiro até o magistrado, incluindo policiais e atendentes, não só nos tocou profundamente, mas também reacendeu a chama do sonho em muitos outros colegas. Saímos de lá mais motivados e com uma visão mais clara do que queremos alcançar e da importância da Justiça Federal”, declarou.