Portal JFPE - Imprensa
Aumentar a letra Diminuir a letra Contraste Voltar ao Normal

Sede II, Palmares e Goiana recebem oficina “Práticas de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência” 
Últimas atualizações: 09/10/2024 às 11:35
Três fotos das diferentes subseções com servidores durante realização do curso

Servidores, estagiários e colaboradores da sede II (Recife) e subseções Palmares e Goiana participaram, nos dias 01, 02 e 03 de outubro, respectivamente, da oficina “Práticas de acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência”. 

A oficina, dividida em módulos teórico e prático, foi ministrada por Hellosman de Oliveira, especialista em Gestão Pública e consultor em Políticas Públicas de Acessibilidade, e Fábia Pita, assistente social e militante do movimento de pessoas com deficiência. A ação tem o objetivo de capacitar e qualificar os servidores no sentido da inclusão, da empatia e do respeito às pessoas com deficiência. O evento trouxe o viés anticapacitista ao debate e abordou temas como as formas de convivência com pessoas com deficiência, acessibilidade e suas dimensões, pautando-se na necessidade de respeito à diversidade humana. 

Hellosman explica a importância de abordar o tema na esfera do Judiciário “Trazer para a esfera da Justiça práticas que valorizam a diversidade, a igualdade, a equidade, a quebra de barreiras atitudinais e comunicacionais para a construção de uma sociedade inclusiva que não discrimine às pessoas com deficiência, preparando os servidores públicos do Judiciário para atender de forma qualificada às pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual, visual e transtorno do espectro autista”, relata.

Para o servidor Luciano Vieira, a oficina trouxe reflexões para além do ambiente laboral, trazendo aplicações para a vida pessoal e coletiva, e funcionou como uma reafirmação da cidadania.  “A oficina além de fortalecer em nós o sentimento de empatia para com as pessoas com deficiência, nos trouxe conhecimentos e informações cujas aplicações não ficam restritas ao ambiente de trabalho, mas acabam por nos conduzir a uma verdadeira mudança de postura de vida, tanto em relação ao próximo como em relação a nós mesmos, o que é muito gratificante. Trazer esse tipo de consciência para dentro da nossa instituição é muito relevante, sobretudo nos tempos atuais, onde o poder público luta para tentar implementar políticas capazes de promover a efetiva inclusão de toda a sociedade, trazendo dignidade e cidadania para todos."



Por: Assessoria de Comunicação JFPE

Mapa do site