O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e a Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) aderiram ao Pacto Nacional do Poder Judiciário pela Sustentabilidade, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O pacto propõe a implementação de medidas que reduzam o impacto das atividades da Justiça no meio ambiente, fortaleçam os compromissos de responsabilidade social e aprimorem sua comunicação e transparência.
A campanha, que tem como tema “Sustentabilidade: o futuro a gente faz agora”, foi anunciada durante a 1ª Conferência Internacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário, realizada nos dias 23 e 24 de outubro no Conselho da Justiça Federal (CJF).
As medidas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e ao Acordo de Paris (2015).
Meio ambiente, social e governança são alguns dos eixos que integram a campanha, porque ser sustentável vai além da preservação do planeta: também é tomar decisões em conjunto, é agir com transparência; é pensar em um mundo mais plural.