
Neste mês de março, dedicado às mulheres, a Seção Judiciária de Pernambuco, por meio do Grupos de Apoio e Assistência às Magistradas e Servidoras Vítimas de Violência da JFPE (GAMS), vem promovendo uma série de palestras e aulas de defesa pessoal para as magistradas, servidoras, estagiárias e colaboradoras das Subseções.
Do último dia 10 ao dia 13/03, as ações foram realizadas nas Subseções de Caruaru, Arcoverde, Garanhuns e Palmares. E a partir do próximo dia 24 ao dia 27/03, as palestras e aulas serão realizadas nas subseções de Petrolina, Ouricuri salgueiro e Serra Talhada.
Dividida em duas etapas, as palestras com informações e orientações de combate à violência contra mulheres são realizadas pela manhã, por autoridades policiais locais das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM), de cada município. Além de apresentarem um cenário sobre a violência de gênero, os palestrantes trazem contatos para denúncia e acolhimento específicos para a região. Esta etapa da palestra é aberta para homens e mulheres.
Já o turno da tarde é destinado à realização da aula prática de defesa pessoal, direcionada apenas às mulheres das subseções judiciárias. As aulas são ministradas pelo policial judicial da JFPE e instrutor de Jiu-jitsu, Edilson Alexandre Silva.
A magistrada federal Danielli Farias Rabelo, juíza da 28ª Vara, em Arcoverde, foi uma das participantes do evento. Para ela, "Participar da palestra/aula sobre defesa pessoal foi uma experiência enriquecedora. Tivemos palestras esclarecedoras sobre as diversas formas de violência contra a mulher, incluindo a violência patrimonial, além da importância das denúncias anônimas. O curso prático também foi essencial, proporcionando técnicas valiosas para situações de risco. Parabenizo a Direção do Foro, e todos os demais colaboradores pelo brilhantismo na condução das atividades. Momentos como esse fortalecem a conscientização e a proteção das mulheres", declarou.
“A iniciativa da JFPE em nos proporcionar um canal de diálogo com a Polícia Civil em Garanhuns é pioneira e resultou em uma rica troca de experiências, seja para o conhecimento sobre o ciclo da violência contra a mulher, seja para conhecer mais sobre o aparato estatal de proteção da vítima na região. Mas não é só. A vivência que nos foi oportunizada e o aprendizado sobre técnicas de defesa pessoal certamente contribuíram para a autoestima de todas as mulheres participantes, demonstrando que somos capazes de nos desvencilhar de situações potencialmente perigosas. De minha parte, fico muito feliz de ter participado desse evento, e aguardo ansiosa por novas edições”, declarou a juíza federal da 23ª Vara, em Garanhuns, Adriana Hora de Paiva.