
Em 2024, a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco (SEPDEC) modernizou o parque tecnológico por meio de recursos de Prestação Pecuniária da 36ª Vara Federal da JFPE. O investimento de R$98.466,23 permitiu avanços na atuação em áreas de risco de deslizamentos, por meio da aquisição de equipamentos como um drone com módulo RTK, três baterias, hub de carregamento, cartões de memória, microcomputador para geoprocessamento, inversor de memória, filtro de linha e licença perpétua do software Agisoft Metashape (utilizado para modelagem 3D de terrenos).
Os recursos foram direcionados para o projeto “Estruturação da Diretoria de Engenharia para Mapeamento em Áreas de Risco”, com foco na prevenção de desastres naturais, como deslizamentos de encostas. Ainda incluso no projeto, cinco técnicos de engenharia da SEPDEC realizaram no curso de Mapeamento, Topografia e Modelagem 3D com drones.
Para Marcelo Lima, coordenador de Engenharia da SEPDEC, a iniciativa aumentou a capacidade operacional da equipe e trouxe impacto positivo às atividades executadas. “A parceria proporcionou um aumento significativo em nossa produtividade, permitindo-nos atender mais e melhor às demandas da população vulnerável. Ressaltamos que todo o suporte oferecido pela 36ª Vara durante o processo de execução do recurso foi excelente, garantindo o alinhamento dos objetivos e o pleno sucesso do projeto”, destacou o coordenador.
“Os novos equipamentos e a capacitação técnica aprimoram significativamente a precisão no mapeamento geológico, podendo identificar, delimitar e caracterizar com precisão as áreas de uma encosta ou planície de inundação, que estão sujeitas a processos destrutivos como movimentos de massa, enchentes e inundações”, complementou.
Mais informações sobre o programa de prestação pecuniária da 36ª Vara podem ser obtidas pelo e-mail direcao36@jfpe.jus.br.