
Servidores e servidoras dos setores de contadoria da JFPE finalizaram, na última quinta-feira (21), a formação sobre reforma tributária, cálculos tributários e sistema financeiro habitacional, para fins de cálculos processuais.
O curso, ocorrido durante os dias 13, 20 e 21 de agosto, contou com etapas teóricas, atividades práticas de elaboração de cálculos judiciais, além de análise de planilhas. O objetivo foi oferecer suporte técnico e prático aos servidores da contadoria, a fim de proporcionar o auxílio na elaboração de cálculos judiciais, e se enquadra nas diretrizes do Plano Nacional de Capacitação dos servidores da Justiça Federal.
A formação foi ministrada pelo contador e ex-supervisor da Seção de Contadoria da JFPE, Jorge Morais, hoje aposentado. Para ele, como as demandas de cálculos e planilhas são bastante recorrentes no Judiciário, o curso contribuiu para a eficiência desses processos. “O curso serve para que os servidores da contadoria possam colocar em prática os cálculos financeiros e conseguir executar o julgado, já que muitas vezes são necessários cálculos de juros, isenção de impostos para dar prosseguimento aos trâmites judiciais. Esses cálculos servirão com base para que os servidores possam pegar o processo e saber o que pode ser feito com aquilo”, apontou.
Jeremias Nogueira, servidor da Contadoria em Recife, destacou: “Extraí o máximo de conhecimento para aplicar no meu dia a dia de trabalho. O curso foi de grande proveito para mim e para os meus colegas”.