A Subseção Judiciária de Caruaru inaugurou, no mês de outubro deste ano, uma horta destinada ao cultivo de hortaliças e ervas utilizadas no cotidiano da unidade. O projeto, que começou com o plantio de tomate, pimentão, coentro, alface, rúcula, manjericão, salsinha, hortelã e capim-santo, já começou a dar resultado. As ervas cultivadas, como hortelã e capim-santo, passaram a ser utilizadas no preparo de chás, se tornando uma opção ao café na Subseção.
A produção da horta também tem sido utilizada para complementar as refeições dos servidores que almoçam nas copas da Subseção. Além disso, magistrados, servidores e terceirizados podem levar parte da colheita para uso doméstico. A iniciativa vem recebendo apoio interno por meio de doações de sementes feitas por magistrados, servidores e colaboradores, o que tem contribuído para a continuidade e expansão da horta.
A implantação do espaço integra ações locais voltadas ao incentivo de práticas sustentáveis e ao aproveitamento de alimentos produzidos no próprio ambiente de trabalho. “Fiquei muito feliz com a iniciativa do projeto. Além de oferecer acesso a produtos orgânicos, ele incentiva hábitos mais saudáveis e contribui para a criação de um ambiente de convivência e interação entre os servidores”, declara a servidora da 16ª Vara, Camila Barreto.
