Portal JFPE - Imprensa
Aumentar a letra Diminuir a letra Contraste Voltar ao Normal

Boas práticas em aquisições e contratações são compartilhadas entre JFPE e JFCE
Últimas atualizações: 30/11/2021 às 18:20
reunião por videoconferência aborda o Plano Anual de Aquisições e Contratações

Em busca da eficiência e qualidade do gasto público, as Seções Judiciárias de Pernambuco e Ceará compartilharam, hoje (30), as boas práticas em aquisições e contratações. Por meio de reunião por videoconferência via Teams, a diretora administrativa da Justiça Federal no Ceará (JFCE), Raquel Rolim, expôs a experiência daquela Seção Judiciária na implementação do Plano Anual de Aquisições e Contratações (PAC). Embora a obrigatoriedade do PAC para o Poder Judiciário seja exigida a partir de outubro de 2023, a JFCE já se antecipou e vem colhendo os benefícios de ferramentas de planejamento.

A gestora ressaltou que ao longo de dois anos, a Seção Judiciária do Ceará vem aperfeiçoando os processos administrativos, com ferramentas para ampliar a capacidade de decisão dos gestores. Foi criada uma Comissão, com participação de representantes de várias áreas, que se reúnem uma vez por semana, com vistas a dar elementos ao ordenador de despesa para a tomada de decisão. Para Raquel Rolim, o sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC) permite uma maior previsibilidade, balizando o gestor na tomada de decisões, proporcionando também uma maior tranquilidade para a equipe, além de economia de recursos. “A ideia é poupar esforços e todos ganham com isso”, destacou Raquel Rolim.

A Justiça Federal em Pernambuco vem buscando se antecipar à obrigatoriedade do PAC, com alguns processos em fase adiantada, a exemplo das Comprasnet e Contratos. “Esta oportunidade de conhecer a experiência da Seção Judiciária do Ceará é importante para que a gente melhore a execução e seja mais eficiente com a aplicação dos recursos”, afirmou a diretora administrativa da JFPE, Izabel Furtado. Para o diretor do Foro da JFPE, juiz federal Claudio Kitner, a troca de experiências entre as Seções Judiciárias é muito importante. “O compartilhamento de inciativas exitosas entre as seções judiciárias ajudam a contribuir para melhorias.  Esta parceria é fundamental, pois já estamos colhendo grandes frutos”, salientou Claudio Kitner ao agradecer a participação da diretora administrativa da JFCE, Raquel Rolim.



Por: Assessoria de Comunicação da JFPE

Mapa do site