Portal JFPE - Imprensa
Aumentar a letra Diminuir a letra Contraste Voltar ao Normal

Justiça Federal da 5ª Região promove curso EaD sobre Igualdade e Inclusão Racial no Judiciário
Últimas atualizações: 12/03/2024 às 14:30

Os servidores da Justiça Federal da 5ª Região (JF5) terão a oportunidade de participar do curso “Igualdade e Inclusão Racial no Judiciário”. As inscrições estarão abertas até esta sexta-feira, 15. Serão disponibilizadas 20 vagas para cada Seção Judiciária da 5ª Região e 20 vagas para o TRF5, as quais serão preenchidas por ordem de inscrição.

Essa iniciativa faz parte do Plano Regional de Capacitação dos Servidores e Servidoras da JF5 para o exercício do ano de 2024 e tem como objetivo conscientizar e desenvolver competências, visando tornar o ambiente judiciário mais inclusivo e igualitário.

O curso terá início no dia 18 de março e se estenderá até 15 de abril. Será ministrado na modalidade de Ensino a Distância (EAD), utilizando a plataforma Moodle. A metodologia é autoinstrucional, permitindo que os alunos consumam o conteúdo composto por textos, links, vídeos e leituras, instruindo-se sem a presença de um tutor. As aulas serão realizadas remotamente, totalizando uma carga horária de 30 horas. As inscrições podem ser feitas através do link: https://forms.office.com/r/FLYD4eP2hU.

Para a aprovação, fará parte do programa a realização de avaliações que serão disponibilizadas automaticamente após o acesso ao conteúdo obrigatório de cada módulo. As atividades poderão ser realizadas até a data de encerramento do curso. Caso haja imprevisto na realização, os alunos terão a possibilidade de realizar até duas tentativas. Aos aprovados, o certificado será enviado por e-mail em até 5 dias úteis após o encerramento.

Conteúdo - Farão parte do conteúdo programático os módulos Desigualdade e discriminação racial: O Brasil como um país racista; Contexto racial atual: As questões raciais no Brasil; Década Internacional de Afrodescendentes; Direitos humanos e ações afirmativas; Cotas raciais; Legislação Brasileira: Constituição Federal de 1988; Lei Caó: Injúria Racial e Estatuto da Igualdade Racial.

Também estão na grade curricular os temas: Inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar: cotas em universidades públicas e concursos públicos; gênero e raça: dossiê mulheres negras; a pirâmide das desigualdades; diagnóstico de trabalho; inclusão racial nos órgãos judiciários: gênero e raça nos órgãos judiciários; racismo institucional: os desafios da inclusão e valorização racial e reflexões quanto ao racismo.

Para mais informações, os servidores interessados podem entrar em contato com a Seção de Treinamento e Desenvolvimento da Justiça Federal em Alagoas (JFAL) pelo e-mail treinamento@jfal.jus.br.



Por: Assessoria de Comunicação - JFAL

Mapa do site