Terminou, na última quarta-feira (24), o curso “Tecnologia Aplicada à Segurança Institucional”, para a primeira turma de agentes de Polícia Judicial do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, da Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) e do Ministério Público Federal (MPF). A capacitação foi dividida em dois módulos: o primeiro aconteceu nos dias 18 e 19/07 e segundo, em 23 e 24/07. Os principais focos do treinamento foram a gestão do atual sistema de segurança e a implantação de novos projetos na área, em especial o projeto “cercamento digital”, que está em andamento.
O treinamento, especialmente desenvolvido para os Policiais Judiciais, foi ministrado pelo agente de Polícia Judicial da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), José Carlos Santos Filho. “Ao direcionar todo o treinamento à segurança eletrônica, a administração do TRF5 demonstra estar atenta às novas tecnologias de monitoramento, controle de acesso, gestão e inteligência artificial voltadas para a segurança institucional. Foi uma satisfação compartilhar com os colegas os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante a implantação do sistema de segurança eletrônica da JFPB”, explica.
Seis agentes do Núcleo da Polícia Judicial/NUPOL da Seção Judiciária de Pernambuco participaram do treinamento: Thiago Barreto, Edilson Silva, Paulo Farias, Rosivaldo Silva, Rivaldo Pereira e Mario Ferreira.
“A aplicação das novas tecnologias de monitoramento, controle de acesso, gestão e inteligência é de extrema importância na atuação da segurança institucional. O uso correto dessas tecnologias previne incidentes de segurança e permite um acesso controlado, possibilitando o monitoramento de todas as pessoas que transitam nos Tribunais, Seções e Subseções Judiciárias. A segurança eletrônica é um componente essencial nas atividades do Poder Judiciário, possibilitando uma atuação mais segura e eficiente”, fala o agente da JFPE, Thiago Barreto.