Dentro das ações do Agosto Lilás, o Grupo de apoio às magistradas e servidoras vítimas de violência da JFPE (GAMS) lançou este mês, a cartilha de Prevenção e Combate à Violência Doméstica “Juntas Somos Mais Fortes”.
A produção da cartilha tem por objetivo não apenas de expor as consequências enfrentadas pelas mulheres quando são submetidas a situações de violência, mas, sobretudo, ampliar o conhecimento sobre a temática a fim de facilitar a identificação, pelas mulheres, de qualquer sinal de agressão, seja física, sexual, patrimonial, psicológica e moral.
Nesse sentido, a juíza federal e coordenadora do GAMS, Ivana Marinho, comenta: “São informações bem relevantes que a gente pode usar não só para a gente mesmo, claro, mas também, principalmente, para disseminar informações, compartilhar informações, descobrir pequenas dicas de como identificar uma amiga ou alguém vítima de violência doméstica, de como oferecer ajuda, como oferecer suporte, quem procurar, onde procurar, isso é muito importante”, destaca.
A cartilha contém 45 páginas e detalha os tipos de violência contra a mulher por meio da exposição de dados, trechos do Código Penal e ilustrações que auxiliam na compreensão do assunto. O documento traz também telefones e endereços úteis de grupos de apoio em todo estado, que podem ser acionados em caso de necessidade.